Menu

The na sua área ribeirinha, muitos desses

0 Comment

The city of Lisbon, located in the central zone of Portugal, with 958 km2 of the area and with about 2 666 000 inhabitants, defines, therefore, one of the most urbanized centrosdo país. Como a maior parte da costa portuguesa, é rico por sua aproximação ao mar, no entanto, a evolução da industrialização trouxe um cenário portuário ao longo de seu marginal, tornando impossível para os “usuários” da cidade usar a costa. Posteriormente, o município promoveu sua requalificação e regeneração, investindo até hoje em dia na sua área ribeirinha, muitos desses projetos estão agora em execução para a zona central e histórica da cidade.

Um dos planos mais ambiciosos e pioneiros da cidade de Lisboa apareceu no final da década de 1990 como uma oportunidade para re-planejar o rio. O projeto para Exposição Mundial em Lisboa foi a primeira e mais reconhecida experiência portuguesa de gestão integrada do espaço urbano.

We Will Write a Custom Essay Specifically
For You For Only $13.90/page!


order now

A oportunidade de criar este projeto começou com a aplicação de Lisboa para a organização da última Exposição Mundial do século XX, para EXPO ’98. Depois de tomar a decisão de avançar com o projeto, o local de intervenção foi definido na zona leste de Lisboa, um lugar com contato privilegiado com o rio. As antigas docas Olivais , uma zona transformada ao longo dos anos em uma terra industrial muito degradada, uma área que estava aumentando a degradação.A área de 50 hectares onde hoje é o local foi, no final dos anos oitenta, um campo de contentores, matadouros e indústrias poluentes. A intervenção possibilitou a regeneração desta enorme área territorial, esgotada e com pouca acessibilidade, transformada em um núcleo urbano, agora chamado Parque das Nações, que define uma abordagem integrada ao design do espaço urbano.

Completamente construído a partir do zero, a Expo revolucionou esta parte da cidade e influenciou as estratégias de requalificação urbana do cenário portugues. Pode-se dizer que o Parque das Nações é um exemplo de requalificação bem-sucedida de um espaço urbano. A EXPO’98 atraiu cerca de 11 milhões de visitantes para a capital portuguesa. Parte do seu sucesso foi devido à vitalidade cultural, arquitetônica e urbana e à implementação de infra-estruturas urbanas de serviço urbano, tecnicamente avançadas e inovadoras na época, que se tornaram inseparáveis do projeto de espaço público e da qualidade do meio urbano. Ao mesmo tempo, grandes obras públicas foram construídas em Lisboa, entre elas a Ponte Vasco da Gama , uma nova linha de metrô e uma interface ferroviária-rodoviária,Gare do Oriente .

x

Hi!
I'm Rick!

Would you like to get a custom essay? How about receiving a customized one?

Check it out